5 Dicas para a Prevenção de Doenças Cardiovasculares

Importância da Prevenção de Doenças Cardiovasculares

A Organização Mundial da Saúde destaca que as doenças cardiovasculares são a primeira causa de mortes no mundo. Para combater as estatísticas e reduzir os casos destas doenças só existe um caminho: a prevenção.

As doenças cardiovasculares são causadas principalmente pelo acúmulo de gordura nos vasos sanguíneos, processo que pode levar a ocorrência de ataque cardíaco, acidente vascular cerebral e outros problemas. O fator determinante para o desenvolvimento de uma doença cardiovascular é o estilo de vida.

Atualmente, a população vive uma rotina baseada no sedentarismo, na alimentação rica em gordura, sal e sódio, no tabagismo e no consumo excessivo de bebidas alcoólicas. Estes comportamentos são extremamente nocivos à saúde, mas, como é possível constatar, os principais fatores de risco para doenças cardiovasculares são modificáveis e facilmente prevenidos.

Dicas simples para evitar doenças cardiovasculares

A palavra de ordem contra as doenças cardiovasculares é a prevenção. Agir de modo preventivo e buscar um estilo de vida saudável é fundamental para combater os fatores de risco.

O primeiro passo neste caminho em busca de qualidade de vida e saúde é abandonar e controlar comportamentos perigosos, como o tabagismo, o sedentarismo, a obesidade, a hipertensão, o diabetes, o estresse e os hábitos alimentares inadequados. Confira algumas dicas e informações importantes para combater as doenças cardiovasculares:

1 – Faça um acompanhamento médico anual, com a medição da pressão arterial a cada seis meses, cálculo da circunferência abdominal e do índice de gordura corporal e exames de sangue para verificar o açúcar e o colesterol.

2 – Abandone o tabagismo definitivamente. Troque o vício do cigarro pela prática de atividades físicas e por uma alimentação equilibrada. Para evitar recaídas, beba bastante água, procure escovar os dentes logo após as refeições e evite comportamentos que lembrem o cigarro, como o consumo de café ou bebidas alcoólicas.

3 – Evite a obesidade com uma alimentação saudável e a prática diária de esportes. O controle do peso corporal é muito importante para evitar diversos tipos de doenças. Estudos já indicaram que as pessoas que praticam exercícios físicos têm 14% menos chances de sofrerem um ataque cardíaco. O ideal é praticar 30 minutos de atividades físicas, 5 dias por semana. Dessa forma, as pessoas abandonam o sedentarismo e protegem a saúde.

4 – Controle a pressão arterial e o mau colesterol com uma alimentação balanceada, com pouco sal, sódio e gorduras. O controle do estresse e a redução do consumo de bebidas alcoólicas também contribuem para a prevenção das doenças cardiovasculares.

5 – Procure a ajuda de profissionais que possam te orientar na adoção de hábitos mais saudáveis de vida. Conte com o apoio de um médico clínico geral ou endocrinologista, de uma nutricionista e um educador físico para mudar comportamentos e conquistar uma rotina mais saudável e feliz.

CARDIOLOGIA

Agende sua consulta e seus exames.

Estamos no Vila Pompéia Mall

Avenida Mirandopólis, 930 – Campinas/SP