Tireoide: causas, sintomas e tratamentos

 

A tireoide é uma pequena glândula localizada na parte inferior do pescoço, fixada à laringe. Ela é responsável pela produção dos hormônios T3 e T4, que auxiliam no controle dos batimentos cardíacos, na capacidade de concentração cerebral, nas funções intestinais, na respiração celular e na regulação do humor e do ciclo menstrual da mulher. Portanto, o bom funcionamento dessa glândula é fundamental para a saúde do organismo humano.
Entre as doenças mais comuns na tireoide, temos:

– Hipotireoidismo

Ocorre quando a produção de hormônios pela tireoide é menor do que deveria ser. Os sintomas mais comuns desse distúrbio são uma frequência cardíaca reduzida, letargia, depressão, alterações no ciclo menstrual, formigamento nas mãos e maior sensibilidade ao frio.

– Hipertireoidismo

É o contrário do hipotireoidismo, pois é resultado de uma produção excessiva de hormônios pela glândula da tireoide. Nesse caso, os sintomas mais frequentes nos portadores desse distúrbio são uma perda de peso rápida e sem explicação, palpitações cardíacas, sensação de nervosismo, fraqueza muscular e aumento da pressão arterial.

– Câncer da tireoide

O câncer na tireoide é mais comum nas mulheres e, na maioria dos casos, atinge pacientes que possuem um histórico da doença na família, que foram de algum modo expostos à radiação ou que já tiveram alguma síndrome genética. Os sintomas mais comuns do câncer da tireoide são o aparecimento de um nódulo na região inferior do pescoço e consequentemente, rouquidão, tosses duradouras e dificuldade para engolir.

Após ser diagnosticado com qualquer uma dessas três doenças, o paciente deve iniciar imediatamente o tratamento adequado sob orientação médica. No caso do câncer, o procedimento padrão consiste em uma cirurgia e, dependendo da gravidade do tumor, em sessões conjuntas de radioterapia e quimioterapia.

Para o tratamento do hipotireoidismo e do hipertireoidismo, o mais comum é que o paciente precise tomar medicamentos que controlem a produção de hormônios pela tireoide. Porém, também é possível que uma intervenção cirúrgica precise ser feita. Por esse motivo, é fundamental que qualquer um que sinta os sintomas listados acima, principalmente os idosos, procurem o auxílio de um especialista para que os exames correspondentes sejam realizados e, em caso de confirmação da doença, o tratamento certo seja aplicado.

Não existe uma fórmula específica para prevenir as doenças da tireoide. Contudo, a principal indicação é que todas as pessoas acima dos quarenta anos realizem anualmente o exame que mede a dosagem dos hormônios T3, T4 e TSH no organismo. Desse modo, qualquer irregularidade é rapidamente notada e o paciente pode iniciar o tratamento antes de apresentar sinais da doença.

 

Agende sua consulta e seus exames.

Estamos no Vila Pompéia Mall

Avenida Mirandopólis, 930 – Campinas/SP

(19) 3116-7701

(19) 99900-0599 (WhatsApp)

contato@clinicasuasaude.com.br

Leave A Comment